sábado, 2 de fevereiro de 2008

Uma Prosa Sobre Versos

Projeto Uma Prosa Sobre Versos - Noites literárias com poetas baianos

A cidade de Maracás, também conhecida como Cidade das Flores, tem dado uma atenção especial para a educação e cultura, seja através da realização do projeto Pétalas, no qual se apresentam artistas de todas as vertentes, tanto da zona urbana como da zona rural, ou a criação uma frondosa trilha na nascente do rio Jiquiriçá. Essas iniciativas aliadas a uma orientação pedagógica, além de despertar a consciência do coletivo para a preservação da natureza e sua fruição, têm também despertado outros interesses, como é o caso da leitura, sobretudo de autores baianos contemporâneos, tanto de prosa como de poesia.
E seguindo essas diretrizes, o professor e poeta Edmar Vieira, diretor de cultura do município, idealizou o Projeto Uma Prosa Sobre Versos, que será realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura junto à Prefeitura Municipal de Maracás. O projeto apresentará ao público de Maracás nomes representativos da poesia contemporânea da Bahia. Entre março e setembro, sete poetas passarão pelo palco do Auditório Municipal de Maracás, falando de suas obras, de seus processos de criação, fazendo lançamentos de seus livros e leituras de seus poemas. São eles: Cleberton Santos, Elizeu Moreira Paranaguá, Lita Passos, Antonio Carlos de Oliveira Barreto, Roberval Pereyr, Rita Santana e José Inácio Vieira de Melo.
A estréia do projeto vai ser no dia 14 de março, com o poeta Cleberton Santos, que é natural de Própria, Sergipe, mas está radicado em Feira de Santana. Cleberton é poeta, crítico literário, mestre em Literatura e Diversidade Cultural e professor de Literatura Brasileira da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Venceu o Prêmio Escritor Universitário Alceu Amoroso Lima – Academia Brasileira de Letras (2002) e venceu também o Concurso Nacional de Poesia da Academia de Letras de Jequié – Prêmio Wally Salomão (2006). Publicou os livros "Ópera Urbana" (1999) e "Lucidez Silenciosa" (2005), com o qual venceu o Prêmio de Arte e Cultura Banco Capital ano IV.
O encerramento dos eventos vai ser no mês de setembro com a presença do poeta José Inácio Vieira de Melo, autor de livros como "A infância do Centauro" e "A terceira romaria", e um dos editores da revista Iararana.
Cada apresentação vai contar com a participação de músicos da cidade de Maracás e com um recital de poemas do autor de cada mês, apresentado pelo Grupo Concriz, que conta com a direção do poeta e professor Edelvito Nascimento.
O Projeto Uma Prosa Sobre Versos será realizado no Auditório Municipal de Maracás, começando sempre às 19h 30min, com entrada franca, sempre em uma sexta-feira de cada mês.
O Grupo Concriz participará realizando um recital do poeta convidado a cada edição.


Nenhum comentário:

Motivo

Eu canto porque o instante existe

e a minha vida está completa.

Não sou alegre nem sou triste:

sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,

não sinto gozo nem tormento.

Atravesso noites e dias

no vento.

Se desmorono ou se edifico,

se permaneço ou me desfaço,

— não sei, não sei. Não sei se fico

ou passo.

Sei que canto. E a canção é tudo.

Tem sangue eterno a asa ritmada.

E um dia sei que estarei mudo:

— mais nada.

Cecília Meireles